Pular para o conteúdo principal

TIPOS DE VÍRUS NA INTERNET

    Hoje vou falar sobre um pouco os tipos de vírus que agente se depara no mundo virtual .

Vírus de computador são pequenos softwares capazes de causar grandes transtornos a indivíduos,
 empresas e outras instituições, afinal, podem apagar dados, capturar informações,
 alterar ou impedir o funcionamento do sistema operacional, por exemplo. Como se não bastasse,
há ainda outros softwares parecidos, como cavalos de troia, worms, hijackers, spywares e ransomwares.
 Neste texto, você saberá como agem essas "pragas digitais" e conhecerá as diferenças básicas entre elas.

Cavalo de troia (trojan)

Cavalos de troia (ou trojans) são um tipo de malware que possibilita uma maneira de acesso remoto ao computador após a infecção, como se fosse um bandido que invade o lugar e abre caminho para que seus comparsas apareçam, fazendo uma comparação grosseira. Esse tipo de praga pode ter outras funcionalidades, como capturar dados do usuário para transmití-los a outra máquina.
Para conseguir ingressar no computador, o cavalo de troia geralmente se passa por outro programa ou arquivo. O usuário pode, por exemplo, fazer um download pensando se tratar de uma ferramenta para um determinado fim quando, na verdade, se trata de um trojan.
Esse tipo de malware não é desenvolvido para se replicar. Quando isso acontece, geralmente trata-se de uma ação conjunta com um vírus.


BACKDOOR 

É um vírus que permite que hackers tenham o controle do micro infectado pela "porta de trás". Os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da internet. O usuário libera o vírus ao abri-lo, permitindo que o autor malicioso passe a controlar o computador infectado.






ENCRIPTADOS

Foram criados a pouco tempo. Dificultam a ação do antivírus por estarem codificados.

BOOT 

Vírus que atuam na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos, locais nos quais se encontram arquivos essenciais ao sistema. Conhecido por ser bastante destrutivo, impedindo até o acesso do usuário à sua máquina.


Multante 
 o vírus se instala em arquivos e programas, cada vez que for executado ele muda de “forma” dificultando,assim, o trabalho do antivírus.

Hoax 
chegam por e-mail nas caixas de entrada avisando, justamente, sobre um novo vírus poderoso.

MACRO

São os que infectam as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.


Polimórfico 

 é uma versão mais potente e destrutiva do vírus mutante. Ele está em constante mudança para que seja ainda mais difícil dua descoberta.

Assim esses são apenas algumas pragas virtuais que devemos ter muito cuidado na hora de navegar na internet  par que mas tarde não termos do de cabeça , e termos nossas vidas expostas.



Postagens mais visitadas deste blog

Exercito poderá usar "cão robô com sistema da Apple" para dispersar manifestações

Exercito poderá usar "cão robô" para dispersar manifestações
que poderá equipar seu "cão robô" com armas com bala de borracha e jatos de gás lacrimogênio.

O robô, batizado de AlphaDog, foi desenvolvido pela Agência de Pesquisa de Projetos de Defesa (Darpa, na sigla em inglês), uma divisão do Departamento de Defesa americano.


A máquina obedece a comandos por meio de um dispositivo com uma tela sensível ao toque e tem sua segurança ant-hackers produzido pela gigante da tecnologia Apple.


Ele é capaz de ficar de pé, andar por mais de 300 quilômetros sem interrupções e carregar até 180 quilos.

Segundo o secretário de segurança o Robô servirá para  evitar conflitos entre policiais e manifestantes, e além disso também  servirá para monitorar areas de risco que estejam em guerra.


A Darpa criou um vídeo para promover as habilidades do cão robô.
Veja o vídeo

Conheça a Wall++, a parede touch com sensor de movimen

A internet das coisas não vai mais parar. Se você pode fazer geladeiras, máquinas de lavar e aspiradores de pó inteligentes, por que não paredes?
É o que pensam os cientistas do centro de pesquisa da Disney em Pittsburgh e da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unido. Eles acabaram de desenvolver um protótipo chamado de Wall++, que é basicamente uma parede com função touch.


Extremamente tecnológica, a Wall++ foi fabricada usando uma tinta de níquel à base de água com aplicações de eletrodos conectados por uma fita de cobre. O isolamento foi feito com adesivos de vinil e no acabamento os desenvolvedores aplicaram tinta latex. Como o objetivo era de fato fazer algo simples e barato, antes de chegar a essa formulação, os pesquisadores fizeram testes também com outros tipos de materiais e padrões, até chegar ao que consideraram mais eficiente. E eles conseguiram! A parede tem um custo bastante baixo, considerando a tecnologia avançada: o protótipo foi desenvolvido usando apenas 21 dó…

Criminosos espalham falsa promoção de D das Mães da Boticário pelo WhatsApp

Criminosos espalham falsa promoção de Dia das Mães da Boticário pelo WhatsApp

De acordo com a Arcon Labs, laboratório de pesquisas em cibersegurança da Arcon, cibercriminosos estão se aproveitando da proximidade do Dia das Mães para aplicar novos golpes através do WhatsApp. A moda da vez é um falso site da rede O Boticário; a página, que está viralizando através do mensageiro instantâneo, promete um kit gratuito de perfumes para o internauta que responder a um questionário.

Obviamente, não existe kit grátis algum e, ao se envolver com o scam, o internauta corre o risco de ter seu aparelho infectado com malwares ou até mesmo ter seus dados capturados pelos estelionatários. O engodo está hospedado no domínio premios.me, que é famoso por já ter sido utilizado para uma série de outros golpes semelhantes. Sendo assim, é sensato concluir que esta campanha é desenvolvida por criminosos experientes.

A enganação começa quando a vítima, ao adentrar no site em questão, é convidada a responder…